A operação de consignação envolve a emissão de duas notas fiscais. Uma nota de remessa, onde você informa o envio dos produtos que ficarão em consignação com o seu revendedor e uma nota de venda, que é emitida posteriormente, a respeito dos produtos que foram vendidos pelo seu revendedor naquele período.
Abaixo segue um procedimento descritivo sobre como você pode emitir uma nota de consignação, seja de remessa ou de venda. Não deixe de conferir também nossos vídeos sobre o assunto.
Vídeo sobre emissão da NF-e de venda por consignação
Vídeo sobre emissão da NF-e de remessa em consignação
Descritivo do procedimento para emissão de NF-e
1- Acesse, no menu lateral esquerdo, as opções Nota Fiscal Eletrônica -> Nova NF-e
2- Digite a palavra consignação no campo natureza de operação. Escolha de acordo com a sua necessidade.
Note o campo natureza de operação ficará selecionado com a opção que você escolheu.
PS: Caso a natureza de operação não apareça, veja no artigo Como cadastrar uma Natureza de Operação para realizar os registros conforme no exemplo acima.
3- Informe o seu cliente digitando parte do nome dele. As sugestões aparecerão na lista abaixo. Clique sobre o cliente desejado para selecioná-lo. Caso não esteja cadastrado, veja como cadastrar um cliente.
Note que após selecionar o cliente, o campo Cliente ficará com o nome do cliente/razão social, com a borda na cor verde. Veja no exemplo abaixo:
4- Selecione o seu produto digitando parte do nome dele ou o seu código, clique sobre o produto desejado. Caso não encontre o produto desejado, veja como cadastrar um produto.
5- Após o carregamento do produto, informe sua quantidade e valores unitários. Depois clique no botão verde com um ícone de “check” para Adicionar
6 – Altere a informação do transporte conforme sua necessidade na sessão de transporte.
7 – Informe uma observação adicional caso você precise inserir alguma informação para o cliente. Após finalizar, clique no botão Emitir NF-e
Impostos e CFOPs utilizados
É muito importante salientar que os passos utilizados acima são apenas para fins de demonstração. Confirme com o responsável pela contabilidade da sua empresa sobre os códigos CFOP que devem ser utilizados e também sobre como deve ser configurados os impostos e alíquotas a fim de se evitar qualquer problema com o fisco. Não nos responsabilizamos por informações preenchidas incorretamente que acarretem em multas, advertências ou quaisquer outras sansões impostas pelo SEFAZ.
Links úteis
Cadastrar Natureza de Operação
Cadastrar Regras Fiscais para aplicação de impostos
Esperamos que este artigo tenha te ajudado, caso fique com qualquer dúvida entre em contato com nosso canal de suporte via whatsapp:(19) 9 9253-1719