O que é NCM?
A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é uma Nomenclatura regional para categorização de mercadorias adotada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai desde 1995, sendo utilizada em todas as operações de comércio exterior dos países do Mercosul.
A Nomenclatura é um sistema ordenado que permite, pela aplicação de regras e procedimentos próprios, determinar um único código numérico para uma dada mercadoria. Esse código, uma vez conhecido, passa a representar a própria mercadoria.
NCM
O NCM é um campo obrigatório no formulário da NF-e. Esse campo informa um código de 8 números que indica as características do produto a ser vendido. Por exemplo, o código 22021000 tem a seguinte descrição: “Bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres – Águas, incluindo as águas minerais e as águas gaseificadas, adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes ou aromatizadas e outras bebidas não alcoólicas, exceto sucos (sumos) de fruta ou de produtos hortícolas, da posição 20.09. – Águas, incluindo as águas minerais e as águas gaseificadas, adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes ou aromatizadas“. Dessa maneira, todos os produtos que se encaixam na descrição acima, como um refrigerante, pode ter esse código de NCM informado.
Onde encontrar o NCM para o produto?
A forma mais fácil é olhar na Nota fiscal do fornecedor, que contém essa informação. Outra maneira é consultar no Google ou então através da tabela de NCM fornecida pelo Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex).
Para descobrir o NCM de um produto consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex).
A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado, caso fique com qualquer dúvida entre em contato com nosso canal de suporte via whatsapp:(19) 9 9253-1719

ContentSys
A ContentSys é uma Software House em Campinas que oferece sistema de gestão e emissão fiscal para o estado de São Paulo.